O que é Direito Digital?

O direito acompanha a evolução da sociedade como um todo e, com isso, a ideia de existência de um campo social, ou ainda de determinada área do conhecimento, em que o direito, de certa forma, não exerça influência, é totalmente afastada nos dias de hoje.

Com o foco nas questões relativas à informática e telecomunicações, tal afirmativa não poderia ser diferente, entretanto, é verdadadeira a afirmação de que o direito  não  evolui na mesma velocidade do que as inovações tecnológicas dos dias de hoje.

Em virtude de tal situação é que surge o Direito Digital, que nada mais é do que o ramo do direito que pretende abranger todos aspectos legais  das relações jurídicas que se formam em meio à tecnologia da informação e das telecomunicações.

Assim, buscando empregar todo aparato tecnológico com adequação da dos aspectos legais existentes, é que tal ramo do direito toma forma e expressão, já que a atuação em tal área, presume a reunião de conhecimentos técnicos específicos atrelados ao amplo conhecimento jurídico.

 

Hugo Vitor Hardy de Mello
Advogado militante no ramo de Direito Digital e das Telecomunicações, Pós Graduando em Direito Processual Civil.