O fim de uma etapa, inicio de uma nova parceria.

A atuação no ramo jurídico exige que aquele que se dispõe a exercer tal profissão, tenha a capacidade de entalhar a sua formação desde o início da vida acadêmica, para que a sua atuação frente ao mercado não seja somente mais um traço no quadro das indiferenças.

Muitos alunos do curso de direito, ao ler a afirmação acima, devem, com razão, retorcer os seus semblantes, questionando-se sobre as dificuldades em conciliar uma vida acadêmica plena com a necessidade de arcar com os altos custos da vida de estudante. Pois bem, permito-me aqui a dizer que durante certo tempo esse também foi o meu questionamento e dilema.

A pergunta que surgia nos meus tempos de faculdade era a seguinte: como farei para custear meus estudos e ao mesmo tempo adquirir a experiência prática tão essencial à atuação como profissional?

O que eu acabei descobrindo foi que a resposta para tal questionamento era mais simples do que eu imaginava: Na vida ninguém vence sozinho!

Naquele tempo de muitos estudos, o que jamais poderia imaginar é que, para mim, tal resposta viria justamente dos esforços acadêmicos, mais especificamente da disciplina de Direito Processual Civil ministrada pelo Mestre Ismael Vieira de Cristo, com quem pude compartilhar meus anseios e dificuldades, sendo certo que a proveitosa parceria acadêmica nascida naquela época, foi o que me faria ter a certeza de ter escolhido a profissão certa.

A partir de então, pude dar mais um importantíssimo passo vida profissional e pessoal, quando comecei vivenciar a prática jurídica como estagiário fazendo parte do escritório Cristo Constantino e Advogados Associados, lugar em que fui acolhido como membro de uma nova família.

Mais tarde, com o suporte necessário, pude me tornar Bacharel em Direito, logrando êxito no primeiro exame de ordem a que me submeti, muito graças a ajuda oferecida por todos os amigos da equipe Cristo Constantino.

Hoje, consigo projetar-me como um profissional que tem um longo e difícil caminho a percorrer (quem é que não tem?), mas com uma estrutura entalhada naqueles moldes mencionados no inicio. Digo isso, pois encerro um ciclo glorioso e de grande aprendizado em minha carreira e na minha vida. Deixo de fazer parte da equipe formal dessa banca de profissionais, mas para busca de novos horizontes.

Com a equipe Cristo Constantino, novas perecerias se afiguram, em especial no ramo do Direito Digital, campo jurídico em que venho buscando constantemente o aperfeiçoamento para reunião de conhecimentos adquiridos na gestão da Tecnologia da Informação, para aplicação jurídica.

Agradecimentos não seriam suficientes em comparação a tudo que pude obter nessa jornada pessoal e profissional, então a melhor forma de demonstrar gratidão é com muito trabalho e empenho para realização dos projetos e parcerias que se avizinham.

 

Hugo Vitor Hardy de Mello – Advogado, especialista em Direito Digital e  Pós graduando em Direito Processual Civil pela PUC/SP.