• Home
  • Quem somos
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Mídia
    • Artigos
    • Imprensa
    • Eventos
    • Notícias
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Mídia
    • Artigos
    • Imprensa
    • Eventos
    • Notícias
  • Contato
Categorias
  • Artigos
  • Eventos
  • Imprensa
  • Notícias

IMPACTOS DO CORONAVÍRUS E “MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA” PARA MINIMIZAR AS REPERCUSSÕES PSICOLÓGICAS NEGATIVAS DIANTE DO ISOLAMENTO SOCIAL

Em tempos de pandemia de coronavírus e afastamento social, os grandes impactos são inevitáveis.

Com a enxurrada de informações em todos os meios de comunicações, acompanhamos de perto que o abalo na economia é a nível mundial. Comércios, serviços e empresas fechadas, a fim de que todos, empregadores e empregados, permaneçam em suas casas de quarentena, conforme instruções governamentais e da saúde. De modo que a preocupação de grande parte da população, principalmente das classes desfavorecidas financeiramente, gira em torno de: como frear a propagação da COVID-19 de maneira que não fiquemos sem o básico para subsistência, como renda mínima para pagar as despesas essenciais e alimentação.

Várias medidas vêm sendo discutidas e aplicadas visando minimizar os efeitos desta crise financeira. O atual presidente Jair Bolsonaro expediu Medida Provisória número 927 ontem, dia 03/04/2020 objetivando criar um programa emergencial para a manutenção de emprego e renda durante este período de calamidade pública, sobre o que o dr. Ismael Cristo escreveu em artigo anterior, prestando informações importantes. Além disso, estão sendo criados auxílios emergenciais a trabalhadores e linhas de créditos para pequenas e médias empresas. Como também foi permitida a flexibilização de regras trabalhistas e regras especiais quanto a levantamento de verbas e pagamento de tributos e impostos.

Paralelo a isto, não podemos deixar de observar as consequências psicológicas da quarentena e do isolamento social na população. Estudos comprovam que somos por natureza seres sociais que necessitam de constante contato com nossos semelhantes para uma boa saúde. A personalidade, hábitos, humor e opiniões são influenciados diretamente pelas pessoas que convivemos. Razões pelas quais a interrupção do fluxo de interação social, a solidão prolongada no tempo desencadeia e/ou agravam doenças sérias como ansiedade e depressão.

Sendo assim, diante de um quadro em que devemos nos precaver e seguir com o afastamento social, em outro giro devemos aproveitar isso a nosso favor, não permitindo que o momento nos traga tristeza, doenças, escolhas ruins e mais problemas.

Algumas pessoas estão trabalhando em sistema de home-office (trabalho em casa), mas que mesmo assim possuem um tempo ocioso após o expediente em que são instruídas a não fazer suas atividades cotidianas fora de casa. Outros tantos, que não podem trabalhar nesses moldes, pois o serviço exige a presença física no local de trabalho, estão contando com horas vagas infinitas, em que na maior parte das vezes, são preenchidas com pensamentos ruins e preocupações.

Pensando nisto, muito mais do que um artigo sobre a atualidade, com informações sobre as medidas governamentais que vêm sendo tomadas, hoje traremos também sugestões, um “manual de sobrevivência em tempos de coronavírus”, que cada um pode utilizar para minimizar as repercussões psicológicas negativas diante do isolamento social:

– Muitos cursos, palestras e livros vêm sendo disponibilizados gratuitamente na internet, de forma que o tempo livre pode ser convertido em aprendizado, conhecimento e até qualificação profissional.

– Profissionais liberais e empresas do ramo de atividade física, como personais e academias têm disponibilizado por meio de canais na internet, como vídeos nas redes sociais e transmissões, aulas gratuitas, permitindo o cuidado com a saúde e movimentação do corpo de forma correta e sem sair de casa.

– O período livre também pode ser utilizado para organização. Da casa, móveis, objetos, documentos, arquivos e diversos outros que facilitam o dia a dia mas que por conta da falta de tempo acabamos postergando. E para aqueles adeptos a uma boa faxina, a hora é perfeita!

– Outra forma de ocupar a mente é desenvolver a criatividade, com artesanato, como pintura de paredes, quadros, desenhos; ainda tem a opção de decoração de ambientes, objetos e o que mais a mente permitir.

– Alternativa também está em maratonar aquelas séries e assistir aqueles filmes que gostamos, no conforto do lar, alguns encontrados facilmente e de forma grátis na internet.

– Não menos importante é aproveitar para descansar. Isso mesmo, descansar. Lembre-se que o nosso corpo não é uma máquina, o esforço extenuante é adversário da saúde e da produtividade.

– E por fim, pra aqueles que tem o privilégio de estar passando pela quarentena junto da família, seja ela sanguínea ou escolhida por afinidade, composta de uma ou várias pessoas, é uma excelente oportunidade para estreitar os laços afetivos.

Em tempos de muita tecnologia, em que se busca telefones e computadores de última geração, que tem o que precisamos e fazem tudo por nós, possuem mil e uma utilidades que nos entretém, acaba gerando, por outro lado, a escassez de atenção à pequenas coisas que são tão importantes quanto.

Hoje você tem a oportunidade de tirar o fone de ouvido e dançar com seus irmãos; de limpar o pó daquele jogo de tabuleiro antigo mas divertido; de não pedir um fastfood ou comida por aplicativo e cozinhar para/com a família, comer com calma, saborear; de ler um livro para/com alguém, trocar experiências; de ter uma conversa pessoalmente sobre assuntos que não fazem parte da correria cotidiana, em que você consegue observar os gestos e expressões da outra pessoa; hoje você tem oportunidade de sentir o cheiro da sua casa, das pessoas que está junto, valorize o lado bom do que o mundo está te permitindo neste momento.

 

“Livia Maria Rodrigues Cruz – pós-graduada em direito do trabalho e processo do trabalho e advogada no escritório Cristo Constantino e Advogados Associados”.

 

 

0 Comentários

Leave Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA QUE BUSCA PRESERVAR OS EMPREGOS E AS EMPRESAS (MP 936, DE 01.04.2020)

Previous thumb

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL (MESMO QUE NÃO PRECISE DELE)

Next thumb
Scroll

Área do Cliente

Av. Paulista, 726 – Cj. 1707 São Paulo • SP

+55 11 4506-3021

+55 11 94757-1177

contato@cristoconstantino.com.br

@2018 Cristo Constantino & Advogados Associados